Fotos Atualizadas da Catedral de São João Maria Vianney.
Presbitério*
Altar, ornado com o Arranjo Beneditino
Idem
Presbitério
Visão da Nave pelo Celebrante no Altar
Visão da Nave pelo Leitor no Ambão
Visão da Nave pelo Bispo na Cátedra
Confessionários
Cátedra – Cadeiras – Bancos
Colunas
Visão Aérea
Batistério
Idem
Escada*
Visão Panorâmica
*Anexo - Presbitério
1 – Coro Clerical; 2 – Primeiros Concelebrantes; 3 – Cabido; 4 – Passagem Secundária do Presbitério com a *Escada; 5 – Bancos para Auxiliares; 6 – Cátedra; 7 – Cerimôniários ;8– Primeiros Diáconos; 9 – Mitrífero, Baculífero, Librífero e Acólito do Microfone; 10 – Sédia para Celebrantes que sejam Presbíteros; 11 – Bancos para Auxiliares; 12 – Credências; 13 – Ambão; 14 – Altar; 15 – Mais Bancos para Auxiliares.
Termina aqui a série de Projetos.
O que acharam?
PAX
O que achei? De encher os olhos! Está ficando realmente bastante interessante. Meus parabéns pelo projeto.
ResponderExcluirAgora, meus pitacos: a postagem de hoje me trouxe algumas dúvidas/sugestões:
1) Por que não há outra passagem (4) do outro lado? Você como acólito deveria saber mais do que ninguém que nem sempre sai tudo como planejado, aí sobre pra quem correr pelos corredores do fundo do presbitério da catedral? Para os acólitos! rs (Foi basicamente o que ocorreu na ordenação diaconal no último dia 30 em minha diocese... Diocese com apenas 12 anos, a catedral é uma antiga igreja matriz, o presbitério não tem espaço pra quase nada, uns 50 padres presentes, mais um monte de diáconos... e vai os seminaristas/cerimoniários correrem pra fazer a coisa toda dar certo!)
2) A sédia eu acho que ficaria melhor esteticamente, e também do ponto de vista prático, do outro lado do altar. Senão o leitor fica de costas para o celebrante, e mais estranho ainda quando um diácono eventualmente proclame o Evangelho. Além do que, esteticamente, concentra tudo em um único lado.
3) Haverá no projeto a mobília do coro? Fico no aguardo..
4) Por fim, fiquei com uma sensação estranha: apenas três degraus separam a nave do altar. Particularmente, acho muito pouco.
Obrigado.
ResponderExcluir1 - Acho que uma passagem é o suficiente... Se colocasse uma do outro lado, prejudicaria o espaço do Cabido, para uns 8 lugares como de costume. Em relação as coisas para a Celebração, tudo ficaria na Sacristia (do lado da escada) e a sala de paramentação apenas como sala de paramentação (rsrs...).
2 - A Sédia, coloquei do lado do Ambão, pois se eu colocasse os bancos do lado do ambão (pelo menos a meu ver) ficaria muito "cheio e apertado"...
3 - Sim... tanto do Coro como do Cabido.
4 - Achei um número bom, igual ao da Catedral da Minha Diocese.
Well,
ResponderExcluir1) As coisas podem estar ali, mas eventualmente os acólitos poderiam precisar passar para o outro lado do presbitério com alguma coisa. Melhor fazer pelos fundos que passando pela frente do bispo. Essa passagem poderia ficar entre o Coro e o Cabido, sem prejudicar nenhum dos dois significativamente.
2) Bem, mas também não são necessário tantos bancos assim para Missas simples, sem o bispo... E mesmo havendo mais auxiliares, uma segunda fileira de bancos poderia ficar atrás da sédia sem nenhum problema, ou mesmo ocupar parte do coro.
3) =D
4) Em minha paróquia são cinco, e na Catedral também é mais ou menos isso. Acho que dá mais destaque ao Altar. Acho muito bonito também o que há em algumas igrejas, onde aquele retângulo em torno do altar tem vários andares (vide basílicas romanas, p. ex.). Três degraus ficaria ótimos neste teu projeto...
Ah, considere que são apenas palpites, sugestões, nada mais.
Pax Christi.
Não é que ficou bom...
ResponderExcluirObrigado pelas dicas Raael.
Depois coloco as alterações, e se der tempo já com os Móveis do Coro e do Cabido. rsrs.
Pax.
Caríssimo,
ResponderExcluirEncontrei seu blog por acaso e fiquei muito surpreso. Há tempos procurava alguém que lutasse por uma arquitetura verdadeiramente católica.
Aqui em minha arquidiocese é triste o que vem fazendo os novos "arquitetos do sagrado", como se chamam. Tudo isso impulsionado por um curso do instituto de teologia do estado. Constroem edifícios que parecem galpões ou qualquer coisa, menos igrejas, minimalistas, quase sem imagens de santos, com uma mania de colocar ícones em tudo, desprezando nossa tradição da igreja de Rito Latino. Se quiser, pode conferir alguns projetos aqui: http://arquiteturadosagrado.blogspot.com/
Mais uma vez, parabéns pelo blog. Vou colocá-lo em meus favoritos.
Em Cristo,
Daniel
Olá Daniel, muito obrigado...
ResponderExcluirÉ algo entristecedor mesmo o que os novos arquitetos vem fazendo com o Templo do Senhor. Parece que eles se esqueceram de que o Senhor recebeu cortejos de Magos do Oriente trazendo seus melhores tesouros e que esse mesmo Senhor repreendeu a Judas, quando este disse que era desperdício gastar um perfume caro nos pés do Senhor e que era melhor dar o dinheiro aos pobres.
Dão a Cesar o que é de Cesar… mas esquecem de dar a Deus o que é de Deus…
Que o Zelo pela casa do Senhor nos consuma e que Ele (Deus) não nos deixe padecer eternamente.
PAX